sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

SOBRE MEGA-SENAS, DEPÓSITOS BANCÁRIOS E COISAS AFINS

Já vou avisando a todos: eu não ganhei na mega-sena da virada! Portanto, o jeito é continuar trabalhando duro para pagar as contas... A bem da verdade, eu nem joguei, e nem tenho este costume. Sou uma pessoa avessa às filas, e raramente vejo uma casa lotérica sem elas, principalmente no fim do ano, quando o gordo prêmio da mega-sena está na cabeça da multidão. 

Muita gente afirma que crente não pode e nem deve jogar na mega-sena e nem em outras loterias e jogos similares, mesmo que estejam amparados pelas leis do Estado, pois isto se constitui em pecado, ferindo ao decreto divino de que o homem deve ganhar seu pão com o suor de seu rosto (Gn 3:19). Estas pessoas, evidentemente, deveriam ler as Escrituras com mais critérios e imparcialidade, observando o contexto e assimilando TODO o texto. Por exemplo, os homens que crêem no princípio do “ganho do pão com o suor do rosto” por causa deste texto, deveriam não aceitar que as suas esposas usassem anestésicos na hora do parto, e as mulheres deveriam ser as primeiras a rejeitá-lo, pois Deus é claro quando afirma no mesmo texto que as mulheres devem dar a luz com dores (Gn 3:16), e tentar eliminar ou amenizar estas dores parece ser uma forma de desobedecer ao que está escrito... Isto sem falar que qualquer indicio de feminismo deve ser revisto entre as mulheres crentes, pois o mesmo texto afirma que Deus disse claramente à mulher: “o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará”. Além disto, já que tenho que ganhar o pão com o suor de meu rosto, deveria eu desligar o potente ar condicionado que resfria meu escritório e me impede de suar o rosto nas minhas atividades laborais?? Vejam o que pode provocar uma interpretação equivocada de um texto, sem analisar-se o contexto e os limites do bom senso... 

Mas embora ainda haja muitos crentes que não absorvem os argumentos acima e permanecem contrários às loterias, a maioria deles é favorável a uma “bênção especial” que tem se tornado comum nos dias de hoje: o aparecimento de dinheiro na conta pessoal... Muitas pessoas têm se beneficiado desta “bênção” e testemunhado publicamente do poder de Deus em suas vidas manifestado neste aspecto! Ignoram, ou fazem de conta que ignoram, que tal depósito fere igualmente o princípio do “ganho do pão com o suor do rosto”, já que não trabalhei nem suei para adquirir tais cifras... 

É evidente que eu creio em milagres, e é evidente que o Senhor pode nos socorrer em apertos financeiros com ofertas vindas de locais misteriosos... Entretanto, uma soma de dinheiro surgida em minha conta bancária pode me causar alguns problemas também, principalmente no sentido de comprovar a sua origem. Conheço uma senhora crente aqui de minha cidade (uma parente distante) que teve um valor depositado indevidamente em sua conta. Dando glórias a Deus, ela sacou a grana, gastou e deu testemunho na Igreja da bênção recebida... Até dizimou... Poucos dias depois ela foi chamada ao banco para devolver o dinheiro, pois foi descoberto um erro de depósito que precisaria ser corrigido... Esta irmã passou por apuros para repor o valor usado indevidamente... Neste aspecto, esta “bênção” não se mostrou tão eficiente assim, pois “a bênção do Senhor enriquece, e não acrescenta dores” (Pv 10:22). 

O fato é que o sistema bancário nada tem de bonzinho. O princípio de Lavousier que afirma que “nada se cria, tudo se transforma se aplica perfeitamente no caso em questão: dinheiro não aparece do nada. 

Há alguns dias presenciei um comentário acerca deste assunto aonde alguém defendeu o “milagre” do aparecimento de dinheiro, comparando-o com a multiplicação de azeite ocorrido com uma viúva nos tempos do profeta Eliseu (2 Rs 4:1-7). Foi uma comparação infeliz, pelo menos por três aspectos básicos: 

Primeiro, não dá para comparar dinheiro com insumos. O dinheiro é algo totalmente controlado por um sistema financeiro complexo. Observe uma cédula... Ela tem uma numeração ÚNICA, não pode haver duas com o mesmo número de série... Ela é produzida pelo Banco Central, e por este banco controlada até o dia de sua incineração. Não é um bem como o azeite, que pode ser produzido em outros locais. O dinheiro está atrelado a um rígido sistema financeiro, que se não existisse geraria um colapso financeiro. 

Segundo, o azeite da viúva SURGIU DO NADA, por obra miraculosa de Deus. Até que é possível produzir azeite ou outro produto em casa... Minha esposa costuma fazer iogurte caseiro; usando um pote de iogurte natural ela multiplica o produto adicionando-o ao leite morno e deixando-o fermentar... O resultado é que de um pote de 300 ml de iogurte ela produz aproximadamente 3 litros! A gente passa a semana comendo iogurte fresquinho... Mas nunca conseguimos multiplicar dinheiro em casa, e mesmo que conseguíssemos, isto seria ilegal! Dinheiro não surge do nada... Tem que ter origem, e esta origem tem que ser limpa e lícita, pois desde o AT Deus já nos ensina o princípio de não receber dinheiro de origem pecaminosa ou duvidosa (Dt 23:18). À luz deste princípio, você já se imaginou beneficiando-se com dinheiro depositado por traficantes ou bandidos? 

Terceiro, Deus não age de forma contrária aos princípios estabelecidos por Ele mesmo nas Escrituras. Há os princípios da honestidade e da observância das leis sociais. Deus não seria desonesto, e nem infringiria leis de um país, exceto se estas leis fossem contrárias ao padrão das Escrituras (como por exemplo a bigamia, a escravidão etc). Como aceitar um valor depositado em minha conta bancária sem desprezar os princípios bíblicos da honestidade, e ainda atribuir o milagre da desonestidade à ação de Deus? Este dinheiro é meu?? Agora somos adeptos do princípio mundano do “achado não é roubado”, ou permanecemos atados ao princípio bíblico “se encontrares o boi DO TEU INIMIGO, ou o seu jumento, desgarrado, sem falta lho reconduzirás” (Ex 23:4), que nos ensina a devolver o que não é nosso, mesmo que o proprietário do “feliz achado” é um inimigo?? Como conciliar esta “bênção” com a Lei Maior de Jesus Cristo, que afirma que “tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas” (Mt 7:12)? Eu gostaria que os homens fizessem isso com o meu dinheiro? Se alguém cometesse um erro de depósito com o MEU dinheiro, o que eu gostaria que fizessem com ele? Gastassem, considerando o erro como bênção divina, ou me devolvessem? 

Mas ainda se pode alegar que Deus retira o bem do ímpio e o dá para o crente. É possível. Creio nisto! Entretanto, o Deus que eu conheço, descrito na Bíblia Sagrada como justo, é ordeiro e decente. Segundo Nm 23:19, Ele não é homem para que minta (amplia isto aí... Ele não tem os defeitos e desvios morais do ser humano pecador!). Ele é perfeito, e nos chama à perfeição moral (Mt 5:48). Ele respeita as leis vigentes e incentiva o crente a fazer o mesmo! Jamais Ele vai tirar o bem do ímpio para dá-lo ao crente de forma injusta e ilícita! Haverá critérios de justiça em tudo isto, e não simplesmente um erro de depósito, que terá que ser ressarcido por alguém, seja este alguém o funcionário do banco que cometeu o erro, o gerente da agência ou o dono do banco! Ele transforma um faxineiro em empresário capacitando-o e abençoando-o para galgar esta posição com os méritos que Ele lhe deu, e abate o ímpio pela sua própria impiedade, rebaixando-o de empresário a empregado! 

Peço todos os dias a Deus que seja feito um destes depósitos em minha conta! No dia seguinte, eu irei à agência averiguar de onde ele procedeu. Se o gerente identificasse um depósito LÍCITO (uma oferta, movida pela mão divina) e me dissesse " ― Vá em paz, irmão... Alguém o depositou", eu sairia dando glória a Deus. Mas se este depósito foi retirado do ímpio e depositado para mim, ALGUÉM COMETEU ESTE ERRO, e eu, como crente, devo fazer o que estiver ao meu alcance para corrigi-lo... 

E o caso do peixe apanhado por Pedro, que tinha uma moeda em seu interior e que o apóstolo usou para pagar seu imposto e o do Senhor Jesus (Mt 17:24-27)? O próprio Jesus não direcionou Pedro a pescá-lo e utilizar-se de dinheiro que não era seu? É melhor analisar o caso com cuidado, e sem extremismos... O dinheiro em si, cédulas e moedas, é um valor monetário ao portador. Não tem como alguém identificar seu dono. Muitas vezes já encontrei na rua pequenas quantias, impossível de se identificar seus legítimos donos. Na semana passada encontrei uma moeda de um real numa calçada próxima à minha casa... Como identificar seu dono? Neste caso, é evidente que não se constitui em pecado se apropriar destes valores. Entretanto, depósitos bancários podem ser facilmente identificados, transferências podem ser rastreadas, malas de dinheiro encontradas podem ser guardadas e devolvidas. Devolver o dinheiro ao legítimo dono depende da honestidade de quem o recebe ou o encontra. 

Mas pode ter sido um milagre de Deus, um milagre proveniente da Sua provisão. Não negamos esta possibilidade! Já que temos TANTA CERTEZA do milagre, não custa nada averiguar junto ao banco... Deus vai provar que foi Ele mesmo quem moveu alguém, no Japão, nos Istêites ou aqui mesmo na Terra Brasilis, para nos abençoar, fazendo um depósito generoso em nossa conta, movido pela Sua potente e generosa mão. Tudo ficará devidamente esclarecido, eu terei como justificar este dinheiro à luz das leis humanas e usarei o din-din sem peso na minha consciência de crente, e ainda poderei testemunhar ao gerente do banco e outros funcionários do poder de Deus e do Seu cuidado para com os seus! 

Há um texto nas Escrituras que aponta para a conduta de honestidade em relação a valores financeiros. É o episódio envolvendo Judá e Tamar, quando o filho de Jacó confundiu a própria nora com uma prostituta, utilizando-se de seus “serviços profissionais” (Gn 38). Mesmo tendo-a como uma prostituta, Judá buscou-a diligentemente para pagar-lhe o valor estipulado. Sejamos diligentes neste aspecto financeiro, principalmente naquilo que não nos pertence. 

Assim sendo, convoco todos a usar o seu bom senso. Se for efetuado um bom depósito em sua conta, procure o banco! Esclareça! E entre jogar na loteria e se apoderar de um dinheiro que não é seu, fique com a opção que não fere as leis do nosso país. Se não quer jogar, então não jogue! Você é livre para isto! Graças a Deus! Eu, por exemplo, não jogo...

2 comentários:

  1. Postagem 01/02:
    confesso que tenho dúvidas sobre o assunto do texto abaixo que me foi enviado , confesso que andei jogando na mega-sena , pois tenho uma dívida impagável , e humanamente falando , achava eu , que somente assim poderia saldar minha dívida , mas meu coração tem dito que é errado , e o Espírito Santo tem dito constantemente: Espere em Deus! , com isso parei de jogar , mas digo que continuo tentado a jogar.
    Deus já me disse que me livrará dessa dívida , mas tenho também a pressa que todo ser humano tem , e sempre queremos ajudar a Deus a nos abençoar.
    A primeira vista o autor talvez possa ter razão naquilo que colocou no texto abaixo , mas se analisarmos mais profundamente , podemos ver um pecado em jogar na mega-sena.
    Eu estava jogando , principalmente , para saldar minhas dívidas que somadas chega a quase R$ 850.000,00 , não tenho casa , não tenho iate , apenas um carro velho de 10 anos de uso , e podem estar se perguntando aonde arrumou uma dívida dessas ; a maior parte trata-se de juros sobre juros de dívida de uma hipoteca. Como cheguei a essa situação? Se trata de uma longa história que não caberia aqui num email .
    Mas como todo ser humano , colocamos nossas esperanças no dinheiro , e apesar das dívidas , com certeza gostaria de ganhar alguns milhares a mais , para além de pagar a dívida , ter uma situação financeira confortável , pois só quem passa por uma situação como essa , sabe a importância de ter uma saúde financeira e de não atrasar em suas contas.
    Mas a Bíblia está recheada de textos contra a vontade de ser rico , posso colocar alguns apenas de cabeça , mas não gravo os números dos versículos:
    1) Jesus disse: É mais fácil um camelo entrar pelo fundo de uma agulha que um rico entrar no reino dos Céus;
    2) Jesus disse a um rapaz: vende tudo que tem e dá aos pobres , e terá um tesouro nos céus;
    3) Jesus disse ao enviar seus discípulos: Não use de duas túnicas e não carregue consigo nem ouro e nem prata;
    4) Em algum lugar da Bíblia diz: Não podemos servir a dois senhores , não podemos servir ao mesmo tempo a Deus e a Mamom (Mamom significa dinheiro);
    5) Quando Deus alimentou o povo de Israel com o maná que caia do céu por 40 anos , apesar de fartura , ordenou ao povo que colhessem apenas o necessário para se alimentarem durante o dia , quando alguns começaram a pegar mais do que consumia num dia o mesmo apodrecia para o dia seguinte , apenas na sexta poderiam colher o suficiente para dois dias , pois no sábado não deveria ser colhido;
    6) Em algum lugar da Bíblia diz para esperar em Deus e que sem fé não é possível agradar a Deus;
    7) Em algum lugar da Bíblia diz que o reino dos céus é dos pobres;
    8) Em algum lugar da Bíblia está escrito que não ajunteis tesouros na terra que a traça come e o ladrão rouba , mas ajunteis tesouros no céu;
    9) Em algum lugar da Bíblia está escrito que o povo de Israel cansado de tanto comer apenas o maná , imploravam por carne , de tanto implorar Deus mandou tanta carne para se fartar até se entupir a ponto de terem indigestão (lembra das codornizes) , da mesma forma Deus permite a quem implora por riquezas se fartarem delas para verem que a felicidade não está no dinheiro , a ponto de sentirem saudades da pobreza ; (um dos homens mais ricos do mundo disse certa vez: É melhor uma vida simples na presença de Deus , que toda riqueza do mundo e a ausência dele ) ;
    10) Em algum lugar da Bíblia está escrito que se tiverem o que comer e o que vestir estejam satisfeitos com isso;
    11) Em algum lugar da Bíblia diz que se alguém tiver recursos e ver seu irmão passar necessidade , o amor não está nele, e conseqüentemente não está com Cristo , e conseqüentemente não está salvo;
    12) Em algum lugar da Bíblia está escrito que aonde colocar seu coração aí estará teu tesouro.

    ResponderExcluir
  2. Postagem 02/02:
    Poderia colocar outros textos , mas acho que é o suficiente , mas uma coisa não consigo encontrar na Bíblia , apesar de ler a mesma todos os dias , é a tal da teologia da prosperidade.
    Quem joga na mega-sena não é apenas para pagar dívidas , isso eu falo por mim , mas para ficar rico , e o amor ao dinheiro é pecado sim.
    Quando o dinheiro deixar de ser o centro da sua vontade , Deus pode te abençoar sim com o dinheiro , o autor do texto coloca que dinheiro não sai do nada , como também , o ditado popular diz , que dinheiro não dá em árvore , mas Deus pode abençoar a ponto de aonde você tocar a sua mão abençoado será , e tudo que fizer será bem sucedido.
    Leia a vida de Jacó tudo que ele fazia prosperava , como também Abraão em que tudo que fazia prosperava , veja a história de Ló sobrinho de Abraão , o mesmo ficou com olho gordo e houve uma separação de seu tio , Abraão disse para o sobrinho : pode escolher a terra para onde quer ir , e o mesmo escolheu a melhor terra e Abraão ficou com a pior . Abraão ficou rico e Ló foi parar em uma cidade que foi destruída por Deus e teve que contar com a misericórdia de Deus , não a ele , mas por misericórdia a Abraão , por ele ser sobrinho do mesmo.
    Pastores bilionários que roubam o dinheiro que os mesmos dizem ser de Deus , querem de toda forma provar através da Bíblia que seus atos são aprovados por Deus , e conseguem convencer a muitos que também desejam as riquezas.
    Será que Jesus viesse nesses dias ele providenciaria um jatinho particular? Uma mansão adornada com ouro? Uma piscina aquecida? Tem pastor no Brasil dizendo que isso é bênção de Deus na sua vida , enquanto tem gente na igreja desse mesmo pastor passando até necessidade de coisas básicas como comida.
    Jesus nunca prometeu riquezas , muito pelo contrário , mas disse que não faltaria o sustento , caso acreditasse nele.
    Façam suas próprias análises , mas diante da palavra , e não diante da sua vontade.
    Que a Paz do Senhor Jesus Cristo, o Amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo esteja com todos.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.