sexta-feira, 26 de outubro de 2012

SALVE CRENTE — PARTE 2


Vamos continuar a falar da nova novela das 21h, pois continua sendo o assunto da semana, quiçá dos próximos meses! Isto ainda vai render muito...

Não pretendo falar se crente PODE assistir novelas, pois para mim isto é assunto já resolvido. Claro que pode. Não estamos debaixo de jugo de servidão. O crente é livre, pode tudo, inclusive pecar. A questão é se DEVE, e isso é um assunto de foro íntimo, de relacionamento do crente com o seu Deus, de conhecimento das Escrituras. Assim, como bem disse um amigo meu em seu mural, “o cristão, antes de escolher se vai ou não fazer alguma coisa, não pergunte O QUE TEM DE MAL, e sim O QUE TEM DE BOM”. Quer assistir? Você é livre, mas faça esta perguntinha básica. O que tem de bom nesta novela? Pesando as coisas boas, e medindo o que de mal existe, eu posso chegar à conclusão se devo assistir ou não.

Sim, também concordamos com a grande possibilidade de que as produções da Grande Emissora são consagradas aos demônios. Não duvidamos disso, e não nos espantamos com isso, pois se ela e seus diretores têm ligações com o Candomblé ou a Umbanda, não se pode esperar que eles consagrem seus trabalhos artísticos a Jeová, ou a Alá. Conheço uma jovem senhora daqui da minha cidade que trabalha com teatro. Ela é crente, e já produziu em um importante teatro pessoense uma peça de um destes diretores da Emissora A. Ela me confidenciou que este diretor, antes de fazer as apresentações, antes mesmo de fazer o primeiro ensaio, foi com todo o elenco a um terreiro de Umbanda... Isto não me impressiona! Pelo menos eles são coerentes, obedecem a seus deuses e trabalham dentro da linha de fé que professam.

O problema é que todo mundo já percebeu que o boicote à novela da Emissora A está arquitetado por uma grande Igreja, que por sua vez é dona da Emissora B, sua concorrente direta!

Os donos desta Emissora concorrente se dizem cristãos, mas permitem a veiculação de homossexualismo, pornografia e outras práticas não muito cristãs em toda a sua programação. Coam mosquitos, e engolem camelos, como bons religiosos que são. Quem tiver qualquer dúvida, assista o programa de auditório das tardes de sábado, ou seu próximo reality show campestre, e comprovará por si mesmo! Já assisti um episódio de um programa chamado TROCA DE FAMÍLIA (nem sei se ainda existe este programa) aonde a homossexualidade de um participante foi aplaudida, incentivada e louvada. Não me parece muito coerente, considerando que os “donos” da emissora e seus principais diretores são “bispos” de uma grande igreja que se diz cristã, e estes valores que eles estão veiculando na programação são antagônicos ao Cristianismo que eles professam...

Bem falou Paulo apóstolo aos crentes de Corinto: “Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; Isto não quer dizer, absolutamente, com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque, então, vos seria necessário sair do mundo. Mas, agora, vos escrevi, que não vos associeis com aquele que, DIZENDO-SE IRMÃO, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal, nem ainda comais. Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? NÃO JULGAIS VÓS OS QUE ESTÃO DENTRO? MAS DEUS JULGA OS QUE ESTÃO DE FORA. Tirai, pois, de entre vós, a esse iníquo” (1 Co 5:9-13 - grifos meus). Assim, considerando somente este parâmetro, me sinto mais a vontade em assistir a programação adúltera, homoafetiva e pagã da Emissora A do que a programação da Emissora B que tem os mesmos adjetivos, quando esta última Emissora TEM, ou deveria ter, COMPROMISSO com a fé de seus donos e de seus diretores! Ademais, o texto é claro: tenho autoridade e autonomia para julgar OS DE DENTRO, embora citem para mim, isoladamente e fora de contexto, Mateus 7:1 com o objetivo de me calar.

Uma coisa deve ser dita: o padrão de qualidade das novelas, minisséries e afins produzidos pela Emissora A — no quesito QUALIDADE, e não CONTEÚDO — dá um banho nas concorrentes. Por melhor que seja o conteúdo da minissérie veiculada pela Emissora B, com uma história extraída da Bíblia (apesar de que muita coisa extrabíblica foi usada na trama), a qualidade deixa muito a desejar, em vários aspectos.

Uma outra coisa para que chamamos a atenção de todos são os temas sociais que são expostos nas novelas da Emissora A, e a autora desta nova novela é especialista nisto. O tema da atualidade é TRÁFICO HUMANO. Neste aspecto, creio que esta novela tem muita coisa a nos mostrar desta triste, cruel e nojenta realidade de nossos dias. Homens e mulheres migram para fazendas dos rincões brasileiros com promessas de trabalho e bom salário, e encontram escravidão, senzalas e dívidas; mulheres também são traficadas aos montes para os países da Europa com propostas de trabalho como modelos e outros ramos, e são engaioladas no mercado da prostituição forçada. Este tema será abordado nesta novela, e nós, Igreja, não podemos nos dar ao luxo de boicotar uma novela por causa do título, ignorando seu conteúdo. Você pode optar por não assistir, mas tem que concordar com a relevância do tema!

É verdade que o título “Salve, Jorge” nos remete ao sincretismo religioso, ao Catolicismo, ao Candomblé e às demais religiões afro-brasileiras, como a Umbanda e a Quimbanda. Aliás, este tem sido o maior argumento apresentado para que os crentes não a assistam (observem que não há nenhum outro!). Pois bem. Alguém me explica por que os opositores se preocupam tanto com o nome da entidade afro-brasileira, mas não se preocupam com as PRÁTICAS das religiões afro? Ou não foram eles mesmos quem introduziram na “doutrina neopentecostal” símbolos e rituais das religiões afro?? Não são eles quem nos convidam para a Sessão do Descarrego nas sextas-feiras, orientando-nos a ir à Igreja vestidos de branco?? Não é nestas Igrejas aonde sal grosso, água “benta”, galhos de arruda, rosas ungidas e outros elementos do sincretismo são distribuídos aos fies (sempre por módicas quantias) como catalisadores do poder de Deus?? Não é nessas Igrejas aonde os demônios são tão valorizados que são entrevistados frente às câmeras de tevê, como se tivessem algo de bom a nos ensinar, como se não seguissem o mesmo padrão de mentira que o diabo? Se o diabo é chamado de pai da mentira por Jesus (Jo 8:44), o que tem ele e seus demônios de tão importante para nos transmitir, que recebem tratamento vip diante das câmeras e têm suas falas consideradas importantes para o ensino na Igreja?

A Igreja não deveria se levantar contra a rebeldia? Como, então, esta Emissora, de propriedade desta “igreja”, veicula em sua emissora uma novela chamada REBELDE, de gosto altamente duvidoso e fomentadora de costumes bem pouco cristãs no meio de nossos jovens? Título por título, prefiro o "Salve, Jorge" (que é apenas uma saudação, e por mais que seja usada nas religiões afro, pode ser usada dissociada da religião) do que "Rebelde", pois para mim rebeldia é ruim em qualquer lugar, qualquer Emissora, independentemente da religião!

Enfim, os militantes desta “grande Igreja” e defensores de sua emissora não têm autoridade e nem conduta cristã para julgar a programação da Emissora A, os títulos de suas novelas e muito menos seus pactos e compromissos feitos com seus deuses. Primeiro, precisará honrar a fé que dizem professar (como a Emissora A faz), mudar sua programação para algo que  seja coerente com o Cristianismo. Resumindo, eles devem tirar as traves de seus olhos, para poderem tirar o Jorge da Globo.

Repito o que falei em artigo anterior,sobre o mesmo tema: NÃO VOU ASSISTIR a esta novela. Pesei os prós e os contra, e não tenho o menor interesse em dedicar meu tempo a novelas. Mas vou acompanhar o debate acerca de seu tema social. E não vou julgar quem assistir ao citado folhetim. Afinal, gosto não se discute: se lamenta!

Em tempo: A Mafalda, embora seja uma criança e seja personagem fictícia, para mim é o símbolo desta celeuma toda. Ela sabe pensar, e deveriam os crentes se inspirar nela, usando o "célebro" só um pouquinho, de vez em quando...

Um comentário:

  1. Em ultima analise a guerra entre Globo x Record ,noves fora, é por Dim-Dim, (para usar um termo dos caboclos da umbanda)... Jesus , Maria ,José !!! ... Audiência é dinheiro e, nesse caso, quem manda nas duas é Mamom e não Jorge, que é apenas um figurante nesse folhetim de 5ª categoria ou dos 5º dos infernos.
    No demais irmãos, NAO assisto novela porque prefiro renovar minha mente com um bom livro ou ate mesmo visitando um blog " maldito". Quando quero relaxar com algumas amenidades, assisto FINNES E FERBES com minha filha de 8 anos ou Animal Planet.. Mas farei sempre meu papel ,como recomenda Paulo, denunciando sempre as obras infrutuosas das trevas, mesmo que venha de quem diz que é do " pai das luzes, câmera, ação " ...

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.