quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O QUE O NOVO TESTAMENTO NOS ENSINA SOBRE O "GUARDAI-VOS" - 1/7


Recentemente, meu pastor abriu o culto dominical com a leitura do texto de Marcos 12:38, que relata que Jesus “ensinando [aos Seus discípulos], dizia-lhes: guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestidos compridos, e das saudações nas praças...”. Ele apenas leu o texto como leitura devocional para a abertura do culto, não discorreu acerca dele, mas estas palavras ficaram por alguns dias martelando em minha mente. Chamou-me muito a atenção o uso do imperativo pronominal GUARDAI-VOS, e passei a semana meditando no texto e em seu significado.

Em minhas meditações, fui então pesquisar quantas vezes a expressão “GUARDAI-VOS” consta na Bíblia, mais precisamente no Novo Testamento da versão Revista e Corrigida (a que costumo usar), e cheguei ao número de 7 ocorrências (na verdade oito, mas duas delas são idênticas). Tomei por meu “dever de casa” meditar nestes textos e procurar entender cada uma das admoestações, e por que Deus nos orienta, ou melhor, ordena que nos guardemos de tais coisas.

O sentido da expressão “GUARDAI-VOS” enquanto verbo pronominal (verbo acompanhado de pronome oblíquo), segundo o sr. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, o “pai dos burros”, é   [1] Acautelar-se, prevenir-se, precaver-se, precatar-se. [2] Abster-se, conter-se, refrear-se. [3] Reservar-se, esperar. [4] Defender-se, preservar-se, livrar-se. [5] Abrigar-se, desviar-se. Portanto, quando a Escritura usa tal expressão nos ordena (uma vez que o verbo está no imperativo) todas estas coisas, em relação ao tema tratado... É uma advertência expressa para que estejamos vigilantes e prontos a confrontá-las com o que está escrito, e com as instruções que nos são dadas contra tais coisas, de como evitá-las, como agirmos face a elas.

Vamos, portanto, discorrer sobre cada coisa que o Novo Testamento nos manda que nos guardemos...

1. “Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles: aliás não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus- (Mt 6:1)

Uma das grandes lutas do Senhor Jesus contra os religiosos de sua época foi a ostentação proposital de seus atos religiosos, com o objetivo de serem vistos pelas pessoas, reconhecidos como grandes homens de Deus e tratados de forma diferenciada por causa disto. Em várias ocasiões Ele mostra religiosos em exemplos e parábolas, sempre destacando sua jactância em sua própria religiosidade e o desprezo por aqueles que não possuíam o mesmo padrão de santidade por eles alcançados. João relata em seu Evangelho que os sacerdotes chegaram ao ponto de declarar: “esta multidão, que não sabe a lei, é maldita” (Jo 7:49), orgulhando-se de seus conhecimentos diferenciados da Lei e esquecendo-se que se a multidão não conhecia a Lei era exatamente por causa da sua omissão em ensiná-la, uma vez que era obrigação dos sacerdotes fazer isso!

Lamentavelmente, em nossos dias, esta prática persiste no meio cristão, e com a mesma força, senão com força maior. Embora a Bíblia afirme categoricamente a igualdade de todos os filhos de Deus diante do Pai, alguns insistem em se achar melhores que os outros por causa de suas próprias obras. Nada mudou. Se o fariseu da parábola se julgava superior ao publicano e aos demais homens porque não era nem ladrão, nem injusto, nem adúltero, antes jejuava duas vezes por semana e ainda dizimava fielmente (Lc 18:11-12), muitos se acham igualmente superiores pelos mesmos motivos, e também por  serem oficiais da Igreja, por orarem fielmente e de joelhos todas as madrugadas por pelo menos uma hora, por subirem aos montes para orar,  por não faltarem aos cultos da Igreja, por fazerem parte de determinados grupos dentro da Igreja, por serem batizados com o Espírito Santo etc... O que não faltam são motivos para alguém se julgar superior aos outros!

Felizmente, não há nada que façamos que nos torne superiores. O próprio Senhor nos disse que o que quer ser superior deve se tornar inferior, servo, escravo (diakonos) dos demais. Nada do que façamos nos torna melhores! Somos o que somos por causa da graça divina, do favor IMERECIDO do nosso Deus, e igualmente tudo o que Ele nos dá é pela mesma graça. Paulo apóstolo deixa claro que “pela graça sois salvos... isto não vem das obras, para que ninguém se glorie ... e se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça” (Ef 2:8-9, Rm 11:6). O problema é que estas pessoas consideram a graça insuficiente; eles TÊM QUE FAZER ALGUMA COISA para tornar a fé cristã mais coerente...

Chama-nos a atenção algumas coisas:

As pessoas que se gloriam de suas obras são profundamente injustas porque não consideram alguns princípios, como a medida de fé (Rm 12:3), a condição de cada crente como membro do corpo de Cristo (1 Co 12:27) e a impossibilidade de sermos exatamente iguais uns aos outros (1 Co 12:14ss). Paulo afirma sobre isto que “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada...” (Rm 12:3-6). Somos realmente diferentes, dependentes uns dos outros, e graças a Deus por isso, pois foi Ele mesmo quem quis assim! Vinicius de Moraes, autor da música SE TODOS FOSSEM IGUAIS A VOCÊ, falando certa vez acerca da letra que compôs afirmou que a letra em si era uma grande bobagem, pois um mundo de pessoas exatamente iguais seria chatíssimo...

Não somos iguais! A alguns, Deus deu a medida de levantar pelas madrugadas para interceder, e a outros não; a uns, Deus deu tal dom ministerial, e a outros não. E não cabe a nós, detentores de algum dom gracioso de Deus, querermos ser o aferidor da medida, o fiel da balança. Imagine eu, que tenho certa facilidade em escrever, querendo ser superior ao irmão que não tem a mesma fluência com as palavras... Imagine o maratonista querer exigir que eu corra os mesmos 42 kilômetros que ele! Aprendi, do alto dos meus quase quarenta anos de violonista, que não devo me considerar melhor queos novos, que estão aprendendo agora; ora, como vou saber se este que nem sabe os primeiros acordes daqui a quarenta anos não será um exímio instrumentista? E quem disse que eu, com toda a minha experiência no instrumento, não tenho nada a aprender com ele, não dependo dele ara algo?

O problema é exatamente que as pessoas que têm certos dons e serviços no Reino usam tais coisas como forma de autopromoção. Se fazem certa coisa, querem que seu serviço lhes dê status de diferenciação e santidade. Aliás, eles já fazem tais coisas, e divulgam aos quatro cantos, exatamente paraserem reconhecidos pelos homens que os rodeiam. Se nos identificamos com tal comportamento, podemos ter a certeza de duas coisas: [1] já recebemos a recompensa, e nada teremos a receber de Deus e [2] esta atitude é a primeira que o Senhor manda que nos guardemos dela!

A parábola dos trabalhadores da vinha (Mt 20:1-16) derruba por terra qualquer pretensão de alguém julgar-se melhor que os outros por causa de sua maior dedicação, maior santidade ou maior qualquer-outra-coisa. Várias levas de funcionários foram encaminhadas a trabalhar na vinha; algumas no começo do dia, outras no meio e outras faltando apenas uma hora para o término do expediente. Entretanto, todos os diaristas foram pagos com o mesmo salário, UM DENÁRIO, o que irritou os que mais trabalharam, pois se julgavam dignos de melhor pagamento por terem se esforçado mais. Reconheço que para os nossos padrões humanos, a reclamação dos trabalhadores que labutaram o dia inteiro é justa, mas para os padrões do Reino, não! Nosso salário será o mesmo no Reino de Deus: a vida eterna. Ninguém, por maior nível de santidade que alcance, terá salvação maior que outros! Da mesma forma, julgar-se superior aos demais irmãos por causa de nossas obras é ultrajante diante de Deus!

Há, entretanto, a questão do galardão. Todos seremos galardoados pelas nossas obras, considerando o que fizemos de bom, e neste aspecto haverá diferentes níveis de recompensa. Entretanto, qualquer tentativa de especulação do que venha a ser tal galardão é mera especulação. Isto é da alçada exclusiva de Deus!  Além disso, tal diferenciação só nos será feita na eternidade, e não na dispensação da Igreja.

Vez em quando eu vejo pessoas que, por causa de seu serviço, seus dons, seus talentos, seus esforços  ou até dos sinais que Deus faz por meio deles (será??), se julgam melhores, mais crentes, mais santas que as demais pessoas. Estas me servem de exemplo e estímulo à minha vida cristã. Primeiro, o exemplo daquilo que eu NÃO DEVO FAZER. Segundo, o estímulo para que eu me mantenha afastado delas a maior distância possível! Afinal, são muito santas, e a minha proximidade pode alterar-lhes a comunhão com seu deus! Com ‘d” minúsculo mesmo!

E dizem: Retira-te, e não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu. Estes são um fumo no meu nariz, um fogo que arde todo o dia” (Is 65:5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.