sexta-feira, 13 de setembro de 2013

ENTENDEU, OU VAI DEIXAR PARA DEPOIS?


"Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço, não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois" (Jo 13:7)


Já ouvi muitas pessoas afirmando que os sinais, os ensinamentos, os milagres e maravilhas que não compreendemos, devemos ficar calados, e não "tocar nos ungidos", pois depois compreenderemos, no futuro. Hoje mesmo me citaram este texto da Escritura, na tentativa de justificar um "milagre" que não dá para entender qual o seu propósito. Assim como o diabo citou a escritura para Jesus em Sua tentação, e Jesus rebateu com um sonoro "Também está escrito", sinto-me no dever de esclarecer o assunto.

Lamento, mas esta não é uma interpretação coerente com a Escritura.

1. O contexto não ensina tal ideia do "entendimento posterior". Jesus, como Mestre e Senhor dos apóstolos, se preparava para lavar-lhes os pés, tarefa dos mais inúteis dos escravos, aqueles que não eram aptos para mais nada senão as tarefas mais indignas (limpar latrinas, jogar o lixo, lavar os pés dos senhores e suas vistas etc). Pedro, evidentemente, recusou-se a aceitar tal lavagem, e Jesus então lhe disse que ele não entendia O QUE ELE FAZIA AO LAVAR SEUS PÉS naquele momento, mas entenderia depois. O caso aplica-se ao fato de que Pedro não compreendia o fato de Jesus lavar seus pés, e não seus ensinos ou milagres. Ao lermos um texto e tentarmos usá-lo para justificar nossas crenças, nunca devemos esquecer do seu contexto.

2. Os milagres não são para serem discernidos depois, e sim imediatamente. Ora, se um cego passa a enxergar miraculosamente após uma oração de um servo de Deus, o que vamos entender depois? O mesmo se aplica à ressurreição de um morto, à transformação de água em vinho, à purificação de um leproso etc. Tais milagres precisam ter propósito, e serem coerentes com a Escritura e a sã doutrina. Estes sinais e milagres devem promover O REINO, e nunca a Igreja (denominação) ou o operador do milagre, nem deve ser usado para a obtenção de benefícios, como ofertas ou coisas semelhantes.

3. A ações e ensinamentos de um homem de Deus devem ser discernidas in loco, na hora, ao vivo e a cores! Paulo, doutrinando a Igreja acerca do uso dos dons espirituais na Igreja, orienta que "falem dois ou três profetas, e os outros julguem" (1 Co 14:29); este julgamento é na hora, e deve ser feito de acordo com a Escritura e com a sã doutrina. Nada a ser entendido depois.

4. Aplicando a milagres e ensinos, o "entenderás depois" só pode ser cogitado no sentido de "alguns não compreenderam o que viram, ou não entenderam o que foi-lhes ensinado, e este entenderá um dia"; afinal, alguns têm uma certa dificuldade de compreensão, e isto é normal. Mas quando Deus faz uma obra em nosso meio, milagre ou ensino, a Igreja compreende. Os mestres, os profetas, entendem, e esclarecem as ovelhas.Ou seja, a maioria compreende, e tem por tarefa levar toda a Igreja à compreensão.

5. Cuidado com profecias ininteligíveis! "Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha? Assim, também, vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar" (1 Co 14:8-9). Deus não é Deus de confusão, e não vai trazer à Igreja profecias ininteligíveis. Este negócio de "é mistério, irmão" é antibíblico, não tem apoio na sã doutrina. E o mesmo se aplica à ideia de "entenderás depois".

Que Deus nos ajude a compreender o óbvio!

Um comentário:

  1. Excelente comentário! Sou membro da IEADERN, e o irmão sabe que somos pentecostais, porém queremos dizer-te que concordo com o amado que a função primordial de um milgre ou algo mais que vbenha a acontecer entre nós, precisa e deve coadunar-se com as Escrituras Sagradas conforme nos ensina Paulo aos Gl 1.9. Agora o que vemos são homens, que a meu ver, são amantes de si mesmo se utilizando de meios fraudulentos e diabólicos para se autopromoverem anunciando "milagres" que parece mais virem do inferno que do Céu. Que Deus guarde seu povo desses mercenários!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.