sexta-feira, 24 de maio de 2013

GERAÇÃO DE SAUL

Muito longe de estarmos vivendo na "Geração de Davi", estamos vivendo a "Geração de Saul".

Embora Davi tenha sido um rei sanguinário (o próprio Deus afirmou isso, e não permitiu que ele edificasse o templo por esta causa!) e tenha cometido pecados terríveis, como adultério e assassinato, ele era um homem propenso a reconhecer seus erros, arrepender-se genuinamente deles e aceitar resignado as consequências de seus atos. E por estas razões, foi chamado "homem segundo o coração de Deus".

Saul era o oposto disso. Por ocasião da execução da ordem divina para ele destruir Amaleque podemos observar isto. E é nesta ocasião aonde ele, Saul, mostra os pontos mais fracos e negativos de seu reinado, perfeitamente aplicáveis a muitos "pastores" de nossa geração. Quando confrontado por Samuel, ele finalmente reconhece:

"Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto TENHO TRASPASSADO O DITO DO SENHOR e as tuas palavras; porque TEMI O POVO, E DEI OUVIDOS À SUA VOZ" (1 Sm 15:24 -  grifos meus).

Dois grandes e gravíssimos pecados de Saul são repetidos diuturnamente por "pastores" e "líderes" da Igreja da Geração de Saul, em nossos dias:

1. TRASPASSAR O DITO DO SENHOR - Aquilo que Deus fala, mormente o que está registrado nas Escrituras, ÚNICA regra de fé e prática do crente e da Igreja, não está escrito para ser traspassado, ou ultrapassado. O PRIMEIRO PECADO da humanidade, no Éden,foi exatamente traspassar e ultrapassar as palavras que Deus tinha dito ao primeiro casal. Satanás conseguiu com que o homem comesse do fruto proibido fazendo Adão e Eva traspassarem o que lhes fora dito (Gn 3:1-6). Paulo ensinou aos coríntios que eles não deveriam ULTRAPASSAR o que estava escrito (1 Co 4:6). Saul cometeu seu primeiro erro ao ir além das palavras de Deus, ao achar que Ele, em troca de sacrifícios e troféus de guerra aceitaria a desobediência à Sua Palavra.

2. TEMER AO POVO E DAR-LHES OUVIDOS - O homem tem sede de seguidores! E para manter estes seguidores, o melhor caminho é ser bastante maleável e ceder a seus apelos e vontades. O mesmo se aplica ao ministério pastoral, que deve ser pautado pela vontade de Deus, e nunca pelo querer do povo! Saul preferiu não perder o povo, agradando-o e desagradando a Deus com a desobediência. Jesus, por sua vez, em um duro discurso preferiu dizer a dura verdade e perder milhares de seguidores (ficaram apenas os doze apóstolos!) do que agradar a maioria e abrir mão da verdade (Jo 6). Nos dias de hoje, como nos dias de Saul, abre-se mão da doutrina sã e verdadeira para ceder à vontade do povo. Querem "movimentos" na Igreja? Às favas para o que a Bíblia diz; façamos a vontade da maioria! Querem autoajuda, prosperidade? Deixem a Bíblia pra lá-- afinal,é obsoleta! -- e façamos o que o povo quer! Sejamos democráticos dentro da Igreja,pois isto mantém o rebanho e preserva as entradas financeiras à "casa do tesouro"!!

NÃO SOMOS GERAÇÃO DE DAVI. Somos Geração de Saul. Geração Laodiceia, conforme  descrito em Ap 3:14-22, uma igreja que se acha rica, mas que na verdade é pobre, miserável, cega e nua!

A Igreja, capitaneada pelos "pastores" que Deus pôs para conduzir o rebanho de acordo com o que Está Escrito, tem se afastado cada dia mais das ordens deixadas pelo Senhor, e feito suas próprias vontades, ou as vontades do povo! Sinceramente, ISTO NÃO VAI ACABAR BEM!!

Desculpem os que acham que temos que ser condescendentes com a vontade do povo. Só serei condescendente naquilo que a Escritura me permite ser. A sã doutrina é INEGOCIÁVEL! Nenhuma benesse, quer financeira, quer de status e poder, deve me afastar do alvo! Prefiro ser "capitão de cinquenta" conduzindo estes cinquenta de conformidade com a "lâmpada para os pés e luz para o caminho", do que "capitão de mil" afastando-os das Escrituras, conduzindo-os, como um guia cego, para o buraco.

Naquele Dia (Mt 7:21-23) saberemos se eu estou certo, ou não!

Um comentário:

  1. Excelente comentário irmão Zilton. A meu ver, a igreja brasileira há anos está desviada do propósito para o qual Deus a chamou. Sou membro da IEADERN há 23 anos e infelizmente tenho visto o quanto essa instituição tem relegado os interesses de Deus a segundo plano. É lamentável!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.