sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O EVANGELHO DOS BEM INTENCIONADOS

Ou, como dizia a minha avó, "DE BOAS INTENÇÕES, O INFERNO ESTÁ CHEIO!"

Davi, homem segundo o coração de Deus, cometeu muitos e gravíssimos erros em sua vida. E a Escritura não os oculta, para que possamos aprender com os erros dele, não os repetindo nos dias atuais.

Gostaria de analisar um deles, bem grave... Por causa deste pecado, um homem perdeu a sua vida...

Não, não... Não é o adultério com Bate-Seba... E nem o assassinato de Urias... 

"Ajuntou, pois, Davi, a todo o Israel, desde Sior do Egito até chegar a Hamate, para trazer a arca de Deus de Quiriate-Jearim ... E levaram a arca de Deus sobre um carro novo, da casa de Abinadabe: e Uzá e Aiô guiavam o carro .. E, chegando à eira de Chidon, estendeu Uzá a sua mão, para ter mão na arca; porque os bois tropeçavam. Então se acendeu a ira do Senhor contra Uzá, e o feriu, por ter estendido a sua mão à arca: e morreu ali perante Deus. E Davi se encheu de tristeza de que o Senhor houvesse aberto brecha em Uza ... Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses, em sua casa: e o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha ... Então disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o Senhor os elegeu para levar a arca de Deus, e para o servirem, eternamente ... E chamou Davi os sacerdotes Zadoque e Abiatar, e os levitas Uriel, Asaias, Joel, Semaias, Eliel, e Aminadabe e disse-lhes: Vós sois os chefes dos pais entre os levitas: santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do Senhor, Deus de Israel, ao lugar que lhe tenho preparado. Pois que, porquanto primeiro vós assim o não fizestes, o Senhor fez rotura em nós, PORQUE NÃO O BUSCAMOS SEGUNDO A ORDENANÇA. Santificaram-se, pois, os sacerdotes e levitas, para fazerem subir a arca do Senhor, Deus de Israel. E os filhos dos levitas trouxeram a arca de Deus aos ombros, COMO MOISÉS TINHA ORDENADO, CONFORME A PALAVRA DO SENHOR, com as varas que tinha sobre si." - 1 Cr 13:5-14; 15:2-15 - grifos meus). 

A história é conhecida... Davi, em sua boa vontade de trazer a Arca do Senhor para Jerusalém, a trouxe em lombos de boi, conduzida por Aiô e Uzá. Com o tropeço dos bois e a queda iminente da Arca, Uzá, CHEIO DE BOAS INTENÇÕES, estendeu a mão para apará-la e não permitir que fosse ao chão. Entretanto, o Senhor o matou por tocar na Arca...

Já dizia a minha avó: "de boas intenções, o inferno está cheio"!

Então Davi foi à Escritura e descobriu que Deus DEIXOU CLARO, escrito, para que não se cometessem erros, como Ele deveria ter a Sua Arca conduzida... Então, resolveu ele mais uma vez trazer a Arca, mas desta vez FAZENDO A COISA CERTA: deixando a condução da mesma sob os cuidados dos sacerdotes e levitas, CONFORME ESTAVA ESCRITO. 

Davi é chamado na Escritura de "homem segundo o coração de Deus"; e não é chamado assim por ser perfeito, mas por ter seu coração inclinado a reconhecer seus erros e se arrepender! Ele chegou à seguinte conclusão: "o Senhor fez rotura em nós, PORQUE NÃO O BUSCAMOS SEGUNDO A SUA ORDENANÇA" (1 Cr 15:13). Davi descobriu o segredo de como se deve servir ao Senhor: de acordo com o que ELE MESMO ordenou que fizéssemos!!

Como rei em Israel, Davi comandava o povo. Partiu dele a condução errada da Arca do Senhor. E por causa de seu erro, a vida de Uzá foi ceifada, mesmo com a melhor das intenções em ambas as partes: Davi queria trazer a Arca para Jerusalém, e Uzá queria preservá-la da queda. Ambos estavam errados, e com estes erros aprendemos que por causa de um erro do líder, o povo cai.

Jesus ensinou que um cego não pode guiar outro cego, senão para o buraco (Lc 6:39), ou seja um errado não pode conduzir ninguém, pois estando errado inexoravelmente o levará para o erro! Assim, o seu líder ou pastor pode estar muito bem intencionado em te conduzir ao céu, mas se ele, como Davi, segue suas próprias conclusões, e não o que a Escritura ensina, não é ao céu que ele chegará, e com ele seus seguidores!

Eu sei da sua boa intenção de servir a Deus. Provavelmente, seu líder espiritual também é um bem intencionado... Mas nenhuma boa intenção é suficiente! Sirva a Deus conforme Ele mesmo determinou através da Sua Palavra. Não tente reinventar a roda!! NÃO INVENTE novas e extravagantes formas de adorá-lO, não invente liturgias!...  Ele, Deus, já deixou tudo escrito!!Cuidado com o "servir a Deus do seu jeito". Ele só aceita DO JEITO DELE... E você encontra O JEITO DELE na BÍBLIA!! Não na sua cabeça, ou nos seus gostos pessoais, ou nos meus!!! E não se esqueça que estamos na NOVA ALIANÇA!! Guie-se, em seu serviço a Deus, pelo Novo Testamento! Não tente restaurar rituais antigos, da antiga aliança, que foi completamente cumprida em Cristo.

"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam, E NÃO QUEREIS VIR A MIM para terdes vida. Não cuideis que eu vos hei-de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais. Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?"  (Jo 5:39-47).

Um comentário:

  1. Esse é o grande erro de nossa geração, não examinam as Escrituras Sagrada e assim vivem segundo seus conceitos bem como o de seus líderes, e pensam que estão agradando a Deus.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao meu blog. Fique a vontade para comentar os arquivos aqui postados. Eis as regras:

1. Aqui se criticam IDEIAS e ATITUDES ERRADAS, e não PESSOAS. Se você está a fim de criticar pessoas, seu lugar não é aqui.

2. Pode discordar a vontade das minhas ideias e postagens. Eu não sou o dono da verdade, e quero aprender com você. Mas quando o fizer, use linguagem respeitosa, apresente embasamento bíblico dentro do contexto, e/ou uma argumentação lógica e equilibrada;

3. Identifique-se, pois dificilmente eu publicarei postagens anônimas, exceto as que eu achar convenientes e pertinentes;

4. Não xingue! Não use palavras de baixo calão! Não me venha com frases burras do tipo "não toqueis nos ungidos", "não julgue para não ser julgado",e outros argumentos bestas, de quem não tem argumentação e quer calar os opositores na marra. Não me dobro diante de argumentos desta qualidade!

5. Não toque no passado das pessoas, seja o meu ou de quem quer que seja, com o intuito de tentar desmoralizar, mesmo que sejam as pessoas que eu estou criticando!. Eu tenho um passado podre, se vc não sabe, mas ele está debaixo do sangue de Jesus, e nenhuma condenação há para mim. O mesmo se aplica a qualquer um, mormente aqueles que já afirmaram ter se arrependido.

Deus te abençoe!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.